sábado, 5 de junho de 2010

Ordem e Progresso: espelhos da decadência.

Em nossa bandeira, consta: "Ordem e Progresso", lema positivista copiado por nós. É até hilário pensar que um país como o nosso tem um lema desses: alcançamos o progresso, e continuamos a evoluir tecnologicamente, etc, contudo esquecemos a ''ordem'' que é fator fundamental para um maior desenvolvimento da sociedade.
.
O Brasil é um país que tem a origem meio duvidosa, cercada de mios e de contradições. A História prova a nossa tradição na bandidagem, na corrupção e na má conduta e, apesar de todas essas constatações, nada de muito concreto tem sido feito e o pior: o povo continua estagnado e preso a concepções deterministas de que todo esforço que se ponha em prática será nulo.
.
Poderíamos nos mobilizar e lutar por mudanças no sistema educacional, na saúde pública, no modo de se fazer política e porque não, no meio social como um todo. Porém, é mais fácil crermos que sonhos são inatingíveis e acreditarmos que do jeito que as coisas estão, está tudo bem. Outro engano, já que nenhuma sociedade deve permanecer na desordem, anulando-se enquanto agente ativa e modificadora.
.
E é em clima de desordem e estagnação das massas sociais que avançamos mais e mais para o progresso total e, seguindo essa progressão, não é de se estranhar que nada será feito em relação à bagunça que se instalou no país. Portanto, é ao som de vibrantes enredos de samba e ao sabor de rodadas indigestas de pizzas que caminhamos, todos de mãos dadas, ao nosso futuro brilhante, que pouco difere da vala; já que, talvez, nunca deixaremos de ser o famoso país do carnaval.
.
Nosferatus*
.
_______
*Usuário de Alessandro B.F.S (2010.1 ; Filosofia) no site: http://www.recantodasletras.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário